Curso de Formação para Preceptores e Preparação de Residentes do Programa Residência Pedagógica da Unilab 




Objetivo Geral


Contribuir com o processo formativo de residentes e preceptores vinculados ao PRP Unilab, através da apropriação crítica de elementos teóricos e metodológicos relativos à formação inicial de professores e ao exercício da docência.



Objetivos Específicos


Discutir a formação inicial de professores, a partir de referenciais políticos, pedagógicos e epistemológicos presentes no Projeto Institucional do PRP/UNILAB;


Reconhecer a problematização e a reflexão sobre as práticas educativas como estratégias de formação docente e transformação da realidade, numa perspectiva inclusiva de valorização da diversidade e busca pela qualidade;


Construir, a partir da apropriação crítica da BNCC, conhecimento pedagógico acerca dos conteúdos curriculares das diferentes áreas do conhecimento para promover a transformação de objetos de estudo em objetos de ensino e aprendizagem; 


Identificar elementos da profissionalidade docente estabelecidos na relação entre contextos práticos de exercício da profissão e conhecimentos teóricos;


Desenvolver habilidades de orientação, avaliação e acompanhamento dos planos de trabalho desenvolvidos pelos residentes, fortalecendo a atuação do preceptor como formador.



Cronograma da disciplina


Módulo I - O Programa Residência Pedagógica e a formação de professores: Compreensão do Programa, suas bases epistemológicas, políticas e pedagógicas; Relações entre ensinar e aprender a profissão professor – interações entre preceptor e residente. Pesquisa como princípio formativo; O Estágio Supervisionado como ligação entre a formação inicial e contínua de professores

Módulo II - Problematização e reflexão sobre as práticas escolares como estratégias de formação docente (12h)

Compreensão dos elementos políticos, pedagógicos e epistemológicos da formação de professores; Teoria, prática e práxis na formação de professores. Elementos teóricos e metodológicos relacionados aos conceitos de professor reflexivo e epistemologia da prática; Dialogicidade, diversidade, inclusão e formação de professores.

III – Orientações curriculares: da relação com os conhecimentos às práticas educativas – Apropriação crítica de elementos presentes na BNCC, considerando: concepções de currículo; correlações entre BNCC, LDB e DCNs; Didáticas específicas das áreas de conhecimento; Objetos de aprendizagem e sequencias didáticas; Planejamento e Avaliação.  

IV – Aprendendo a ser professor: a profissionalidade docente construída no chão da escola – discussões sobre as especificidades de ser professor no contexto atual; A escola como espaço de formação de professores; Saberes necessários ao exercício da docência; Gestão da sala de aula; Elementos constituintes da ação docente: planejamento, metodologia e avaliação.  

V – A formação de professores como campo de construção do conhecimento - A leitura e a escrita na formação de professores. A reflexividade no processo de construção e registro do conhecimento.  Vivência dos processos de leitura e produção de textos pedagógicos. Diários de formação, relato de experiências, chats e fóruns, escrita de cartas pedagógicas e textos coletivo. Revisão e reescrita orientada dos textos como estratégia de formação docente.